O Grupo de Psicologia Circulando é parceiro de escolas e empresas da cidade de Londrina e região e se compromete, para além dos atendimentos clínicos, em promover palestras, encontros e desenvolver projetos com as contribuições da Psicologia.

domingo, 24 de abril de 2011

O papel dos pais na formação dos filhos

                                                                       “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”
Coelho Neto

Atualmente vemos o quanto os pais têm buscado por melhores condições econômicas da família e de poder oferecer aos filhos o que muitas vezes não puderam ter enquanto crianças.
Assim, a partir disso, buscam a melhor escola para seus filhos, aulas de inglês, música, esportes... Buscam por complementar a educação de várias maneiras com a intenção de proporcionar uma formação ideal paras seus filhos.
O medo de errar nessa tarefa de ser pai, de ser mãe, pode de certa forma obstaculizar o vínculo com a criança na sua educação, no sentido de que ao procurar em livros de auto-ajuda e programas de televisão a ilusão de como serem pais ideais se desautorizam quanto a seu próprio meio de ser e esquecem que são pais reais que erram e que sim, podem buscar por melhores atitudes na educação de seus filhos sem que seja por meio de receitas prontas.
É no meio familiar que a criança tem seus primeiros contatos com o mundo externo, com os primeiros valores e com a linguagem. O que se constrói a partir dessa base primordial são como requisitos essenciais para que na escola esta possa criar consciência crítica e se formar também como um cidadão.
No ato de educar se reinventa e se revive as experiências da infância, são momentos acompanhados de lembranças que se refletem no modo como os pais educam seus filhos. Pode ser como uma aposta, a esperança de um futuro diferente em que os pais muitas vezes através deste meio vêm a investir nos seus filhos procurando por reverter frustrações vividas.
Há que se permitir que esta criança, através do auxílio de seus pais, possa se colocar em sua própria subjetividade com suas habilidades e limitações para assim se tornar um adulto consciente e seguro de suas atitudes.
                                                                                     Thaís Augusto Gonçales
                                                                                               CRP 08/15172

Um comentário:

  1. Esse texto faz parte da minha coleção: Coisas que meus pais deveriam saber! hahahaha

    ResponderExcluir