O Grupo de Psicologia Circulando é parceiro de escolas e empresas da cidade de Londrina e região e se compromete, para além dos atendimentos clínicos, em promover palestras, encontros e desenvolver projetos com as contribuições da Psicologia.

domingo, 3 de abril de 2011

Hiperatividade: Sintoma ou Diagnóstico


Tal tema tem sido abordado socialmente com bastante freqüência pelas escolas, por meio de diagnósticos médicos, pela mídia e merece ser esclarecido no sentido de significar, assim como outros sintomas, mais um sinal de alerta da criança e uma preocupação da família e responsáveis.
Digo de tais situações considerando o manejo com o desenvolvimento infantil, pensando que a criança pode passar a ter dificuldades com se concentrar, aprender, se socializar e a partir disso o que podemos pensar a respeito de tais sintomas.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma patologia prescrita no DSM IV em 1994 e se caracteriza por sintomas de desatenção (distração) e hiperatividade (super atividade e agitação). Para haver o diagnóstico desse transtorno a falta de atenção e a hiperatividade devem interferir significativamente na vida e no desenvolvimento normal da criança. Tal diagnóstico só pode ser realizado após cinco anos de idade devido ao comportamento das crianças nesse período variar bastante.
A hiperatividade como uma característica de comportamento durante certo momento do desenvolvimento, nos mostra um pedido de ajuda do sujeito que passa a fazer tal agitação psicomotora e desinteresse em função de algo psíquico que não está ocorrendo bem. Podemos dizer de uma instabilidade como uma tentativa de solução de problema que deve ser cuidada adequadamente com encaminhamentos específicos pensando na prevenção de algo que ainda não se instalou, na prevenção de saúde mental.

Renata Baggio
CRP 08/11693

4 comentários:

  1. Bem Legal Re! se puder encaminhe um email formalizando este blogo de vcs, acredito q seria interessante encaminhar pro nosso grupo de formacao em psicanalise daqui do sedes
    sapientiae...( SP)... logico..se vcs acharem legal!
    Esta muito organizadinho a maneira como estao colocando os temas!acredito que vale a pena maior numero de pessoas compartilharem! parabens!Thaiz

    ResponderExcluir
  2. Meninas, parabéns pelo blog, transparece a competência e dedicação de vcs!!!
    Um super beijo e muito sucesso!!!
    Amandinha

    ResponderExcluir
  3. Se alguém tiver interesse no assunto eu também tenho um texto sobre esse tema... segue o link: http://mclmarco.blogspot.com/2011/03/tdah-realidade-ou-mito.html

    Estou "colhendo" informações para um artigo... interessante que boa parte dos psicólogos identificam um problema afetivo, enquanto muitos pedagogos e psipedagogos pensam em um problema estrutural biológico. Vale lembrar que nenhum exame mostrou diferenças significativas no SNC de crianças hiperativas. A única coisa encontrada foi uma forma diferente na irrigação do lobo pré-frontal, a parte que tem a ver com a socialização e a compreensão do outro.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários!
    A questão da hiperatividade é um assunto importante a ser pesquisado e discutido pois abre brechas para pensarmos em muitos desdobramentos, um deles é o manejo de tais crianças que apresentam sintomas de hiperatividade em ambiente escolar e de que maneira os profissionais da educação podem olhar para elas pensando na intervenção.
    Outros temas relacionados à esses serão abordados no blog.

    ResponderExcluir