O Grupo de Psicologia Circulando é parceiro de escolas e empresas da cidade de Londrina e região e se compromete, para além dos atendimentos clínicos, em promover palestras, encontros e desenvolver projetos com as contribuições da Psicologia.

Circulando na Mídia


Matéria sobre Orientação Profissional no Programa Ver Mais - 12/07/2012









23/07/2012 -- 00h00 Folha de Londrina

Planejamento pode evitar frustrações

A decisão de mudar precisa ser pensada com calma, na visão de especialistas ligados à área de orientação profissional. A professora de psicologia no Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Andrea Schaack Berger, diz que a opção por fazer algo diferente em determinado momento da vida, geralmente ocorre porque a vontade já existia antes. ''É difícil determinar o que leva a essa mudança, mas geralmente essa decisão é como uma semente que já foi plantada há algum tempo e a ideia só vai amadurecendo'', afirma.

Ela aponta o planejamento e o autoconhecimento como fundamentais antes de dar o passo decisivo da mudança. ''Aprender a se ouvir é um hábito pouco comum hoje em dia, mas em qualquer momento da vida fazer isso é importante. Também avaliar o que essa mudança pode trazer, porque nem sempre a felicidade está ligada ao lado financeiro. É importante também ter coragem para fazer essa mudança, porque novos desafios aparecerão'', observa a psicóloga.

Na opinião da psicóloga Ana Cláudia Raymundi Spigai, a opção por trocar de área pode ocorrer por vários motivos, o que torna difícil determinar o que leva o indivíduo a repensssar suas escolhas profissionais. ''É importante analisar que tipo de frustração esse sujeito está vivenciando porque ela (a frustração) pode não estar ligada diretamente ao trabalho'', avalia.

Segundo Ana Claúdia, o planejamento antes de qualquer mudança é fundamental. ''Antes da mudança o indivíduo necessita fazer uma busca por autoconhecimento''. É importante fazer um planejamento financeiro antes de tomar a decisão''.

A Renata Ribas Baggio, também psicóloga da área profissional, acrescenta que para que a decisão seja tomada de uma forma madura, além de se conhecer como indivíduo, se deve buscar informações sobre a profissão que tanto almeja e avaliar se suas aptidões se adequam a atividade. ''Caso o sujeito encontre dificuldades em fazer esssa autoavaliação seria interessante que buscasse o auxílio profissonal'', pondera. (V.F.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário