O Grupo de Psicologia Circulando é parceiro de escolas e empresas da cidade de Londrina e região e se compromete, para além dos atendimentos clínicos, em promover palestras, encontros e desenvolver projetos com as contribuições da Psicologia.

terça-feira, 29 de março de 2011

Sintomas em Bebês: Risco e Prevenção

Os sinais outrora escritos podem aparecer muito cedo, ainda numa idade muito inicial. Os bebês por não possuírem até um dado momento a fala enquanto dispositivo comunicativo e assim impossibilitados de dizerem o que está acontecendo com eles, apresentam o corpo enquanto mensageiro de seus desconfortos orgânicos, mas também psíquicos. Em que sentido?
Febres sem causa médica, distúrbios de sono e vigília, alterações alimentares, agitações motoras em excesso ou a ausência destas são alguns exemplos de sinais que o bebê pode apresentar como modo de “dizer” que algo não vai bem. Sinais estes nomeados como psicossomáticos.
Outros sinais como a ausência do olhar do bebê, a ausência de resposta de algum modo às convocações da mãe já dizem de sintomas psíquicos que podem ser riscos a uma constituição saudável.
Sinais estes que podem ser observados muito precocemente e tratados por um especialista que cuidará das peculiaridades do desenvolvimento do bebê junto à mãe.
É importante dizer que não são todos os psicólogos que atendem bebês.  Existem os especializados que saberão identificar possíveis riscos e acompanhar oferecendo um acolhimento à relação mãe-bebê através de um tratamento.

                                                                                             Bruna Ognebene
                                                                                             CRP 08/12352

Nenhum comentário:

Postar um comentário