O Grupo de Psicologia Circulando é parceiro de escolas e empresas da cidade de Londrina e região e se compromete, para além dos atendimentos clínicos, em promover palestras, encontros e desenvolver projetos com as contribuições da Psicologia.

domingo, 13 de março de 2011

A psicologia apresenta várias possibilidades, mas nenhuma serve se eu não me permitir buscá-la.

A Psicologia permite a transmissão e a ação de benefícios que podem oferecer bem-estar à sociedade. Sendo uma ciência que tem como principal foco o indivíduo, podemos pensar que da mesma maneira que cuidamos do corpo é preciso o cuidado e cultivo da mente.

Esta existe para dar nome ao que ainda não se sabe o que é, entender o vazio ou a falta de sentido, para expressar e questionar os pensamentos e dizeres pré estabelecidos que impedem o indivíduo de mudar o seu destino . A análise da vida humana propicia a tomada de consciência do indivíduo a respeito de sua personalidade e percepção de si nas relações humanas.

Dentro dessa perspectiva como podemos pensar a busca de ajuda profissional para tratamento e restabelecimento de saúde mental? Por que buscar um Psicólogo? O que é saúde mental?

Em vista de tais questões, faz-se importante armar alguns questionamentos a respeito da visão da psicologia e desmistificar os conceitos que a envolvem como antigos preconceitos de que a Psicologia só trata de loucos, a idéia de ser um tratamento caro ou então muito demorado. Porém a psicoterapia objetiva auxiliar o indivíduo a lidar com suas emoções e com seus conflitos psicológicos, atingir um bom nível de saúde mental.

Entendemos saúde mental como um equilíbrio psíquico, bem estar, um bom nível de qualidade de vida e ausência de doença mental. A psicologia tem como objetivo final, possibilitar que o indivíduo possa ser capaz de apreciar a vida e apresentar um equilíbrio entre seus desejos e esforços para concluí-los.

A palavra psicologia é derivada de duas palavras gregas: psiquê que significa "alma", e logia que significa "estudo de". Aristóteles, que deu à alma a seguinte definição: “Fosse o olho um ser vivo, a visão seria a sua alma: pois a visão é a essência do olho… A alma é no sentido primordial, aquilo por que vivemos, percebemos e pensamos...”, também dizia que "nada há na mente que não tenha passado pelos sentidos...". Hoje a Psicologia é a ciência que se dedica a estudar o indivíduo em sua essência: sua mente, razão, instintos, desejos, emoções, comportamentos e seus conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo.

Ademais, a psicologia hoje encontra-se em vários ambientes, com a preocupação de cuidar do bem estar psíquico do indivíduo. O que antes era conhecido como tratamentos apenas em clínicas particulares e clínicas psiquiátricas, hoje sabe-se a importância de seus benefícios em escolas, empresas, esportes, hospitais, penitenciarias e projetos sociais, no amparo às decisões jurídicas, entre outros diversos ambientes.

A Psicoterapia, ao contrário do que muitos pensam, é um tratamento com começo, meio e fim onde o psicólogo aplica seus conhecimentos para diagnosticar o problema, entender e criar estratégias, juntamente com o indivíduo que o procurou, para solucioná-lo.

Acreditamos que o encontro com a psicologia possibilita questionamentos individuais e meio de acesso a tratamentos adequados.


                                                                                          Equipe Circulando

Um comentário:

  1. BRUNA QUE VC TENHA SEMPRE MUITO SUCESSO NA SUA CARREIRA E VIDA PESSOAL, SÓ TENHO A TE AGRADECER POR TUDO QUE TEM ME AJUDADO COM O PEDRINHO. ABRAÇOS MICHELLE.

    ResponderExcluir